Hoje, a cidade de Belém do Pará se veste de cores e sons para o lançamento da 30ª edição do Festival das Tribos Indígenas de Juruti, conhecido como Festribal. O evento, que é uma das maiores manifestações culturais da Amazônia, ocorrerá às 19h30 no icônico Theatro da Paz.
O Festribal celebra a cultura e os costumes indígenas, representando a luta dos povos da floresta por valorização e respeito. Desde 2008, o festival é considerado Patrimônio Cultural do Pará e reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Juruti¹.
Este ano, as tribos Munduruku e Muirapinima apresentarão um duelo artístico repleto de alegorias cênicas, dança e cantos indígenas, prometendo encantar o público com a riqueza de suas tradições. O festival ocorrerá nos dias 1, 2 e 3 de agosto, no Centro Cultural de Juruti, mais conhecido como Tribódromo.
A cerimônia de lançamento contará com a participação de autoridades, patrocinadores, jornalistas e influenciadores, culminando com apresentações das duas tribos. Além disso, em homenagem ao festival, o fotógrafo paraense Alexandre Baena montou uma exposição itinerante intitulada “Juruti – Festival das Tribos”, que já passou por Brasília e estará em Porto Alegre até o dia 21 deste mês.
O crescimento do Festribal o coloca como um grande evento da região Norte e caminha para se consolidar como um evento nacional, sendo a maior celebração de cultura indígena do país por meio da dança e da tradição que ele carrega.
Não perca a oportunidade de vivenciar essa imersão cultural única que promete movimentar o turismo e enaltecer a cultura indígena brasileira.