Os artistas do Boi Garantido entram em galpão para a execução do projeto de arena “Garantido, por toda a vida” para o Festival Folclórico de Parintins 2023 no próximo dia 13 de março. Para marcar a entrada dos trabalhadores da arte no galpão uma missa em ação de graças será realizada na Cidade Garantido, em um encontro da diretoria, sócios, artistas e a comunidade parintinense para pedir proteção para mais uma temporada bovina vermelha e branca.

De acordo com a concepção artística do bumbá, este ano o “Boi do Povão” vai apresentar um espetáculo grandioso, ousado e vitorioso, tanto na formatação alegórica quanto em detalhes técnicos. Um trabalho de estudo e pesquisa para a fundamentação teórica artística da Comissão de Artes, composta por Pablo Miranda, Allan Rodrigues, Adan Renê, Djane Sena e Enéas Dias.

“Estamos focados e gastando nossas energias para fazer o melhor boi de arena de todos os tempos. O projeto está pronto. As alegorias todas concebidas. Todo o material necessário para a primeira etapa dos módulos alegóricos já está na Cidade Garantido. Já estamos finalizando os preparativos os galpões de alegoria, e em seguida será o de tribal”, destacou o presidente Antônio Andrade Barbosa.

Segundo o presidente, para proporcionar um trabalho de qualidade e a altura do talento dos artistas do Garantido, o galpão central passou por adequações na estrutura física, reparos no sistema elétrico e no telhado, melhoria na iluminação, restauração dos banheiros e bebedouros, além de cumprir a legislação no que se refere a segurança do trabalho com revisão e recarga de extintores de incêndio, repintura de sinalização de rota de fuga, saída de emergência, entre outros.

Outro ponto destacado por Antônio Andrade, é que todos os operários de galpão vão receber EPIs (Equipamento de Proteção Individual), como também terão o funcionamento da Sala de Enfermagem com profissionais da área atuando durante o período de trabalho.

“Isso tudo é para que nossos artistas tenham as condições necessárias para trabalhar”, pontuou Andrade.

Preparo do galpão
Para a realização do trabalho de reorganização de estruturas alegóricas dentro do galpão, de acordo com o diretor administrativo Adson Silveira, há duas semanas um grupo de kaçauerés (empurradores de alegoria) já estão organizando as alegorias e posicionando os módulos nos espaços de cada artista dentro dos espaços do barracão central. Esse primeiro trabalho tem a coordenação do artista de ponta e Coordenador de Galpão, Antônio Cansação.

“Na segunda-feira, dia seis de março, a Diretoria e Comissão de Arte entregam para os artistas de alegoria todos os projetos. Com isso ele terão uma semana para estudar a melhor forma para ‘tirar do papel’ e executar as obras de arte para as três noites do festival deste ano”, ressaltou Adson Silveira.

 

Texto: Assessoria de imprensa Garantido – Foto: Paulo Sicsu Arquivo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Conheça nossa Política de Privacidade.