A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido realizou comemoração direcionada ao dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira, 8 de março, com o objetivo de homenagear as guerreiras encarnadas que diariamente trabalham pelo Boi.
Um misto de alegria, emoção e saudosismo marcou a tarde de homenagens na Cidade Garantido, uma ocasião de descontração, com comidas, música e entrega de lembranças.
Participaram do evento, todas as mulheres que trabalham na Cidade Garantido. Foi um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história.
Para a diretora social do Boi Garantido, Jucilei Santos, a importância de reafirmar o marco da luta das mulheres pela afirmação de sua dignidade e contra todas as formas de violência e discriminação.
“Esse momento é muito relevante, é um momento de descontração, onde estamos confraternizando. Principalmente é um momento de reafirmar na própria associação a importância dessa mulher, seja onde for, pois as mulheres podem ser o que quiserem.”, destacou a diretora.
A diretora ainda ressaltou que o dia 8 de março se reveste no sentido tanto de celebração das conquistas, como de mobilização para firmar o que foi conquistado e definir novas metas.
“Ser mulher é um grande desafio, ser mulher é superar todos os dias as lutas, é estar a frente de todos os campos, independente da sua composição, da sua formação. Onde ela está ela se reafirma, porque ela tem esse sentimento, essa força dentro dela”, falou a diretora.
Nesta ocasião, foram lembradas as grandes figuras do Boi Garantido, mulheres que revolucionaram o boi do coração na testa, como relata o diretor administrativo, Adson Silveira.
“Nós temos muitas guerreiras vermelhas que devem ser lembradas no dia de hoje, pessoas que construíram uma história dentro do nosso boi, como dona Xanda, dona Antônia Monteverde, que era esposa de Lindolfo. Assim como nossas guerreiras que já partiram como Maria Ângela Farias, Maria Ceia Valente, Maria do Carmo Lanchinha, entre outras, e as que estão ainda aqui conosco, como dona Maria do Carmo Monteverde, Sol Cohen, Dilma Rêgo e tantas outras que fazem parte da história do boi Garantido. Essa homenagem é para elas e para lembrar que este dia é marcado por lutas e resistência”, disse o diretor.
A assessora de eventos do bumbá, Nilza Lima, relata a necessidade desses momentos, bem como ressalta a gratidão como servidora na gestão do presidente Antônio Andrade.
“Eu trabalho com o meu boi do coração, gosto de trabalhar na Assessoria de Eventos, pois o Garantido é amor, Garantido é paz, Garantido é alegria e agradeço o presidente Antônio Andrade, a todos os diretores e todas a minhas colegas de trabalho”, ressaltou.
O boi Garantido tem sido palco para a valorização de temáticas fundamentais nos dias de hoje, sobretudo sobre o empoderamento feminino, onde evidencia que a mulher tem seu papel muito mais forte e presente na sociedade, onde são edificadas por seus talentos e habilidades.
*Fotos:* Daniel Brandão