Parintins se prepara para o grandioso espetáculo do Festival Folclórico 2023. Antes das apresentações dos bois Caprichoso e Garantido é a vez das Quadrilhas, Danças e Bois Mirins roubarem a cena. Para este ano, 16 grupos irão se apresentar nos dias 23, 24 e 25 de junho, no Anfiteatro na Praça do Bois e a expectativa é que cerca de 20 mil pessoas prestigiem as apresentações.
Pelo regulamento da disputa das quadrilhas, os itens a serem julgados serão: Bloco I Musical (Criatividade Folclórica); Bloco II Cênico e Coreográfico (Figura típica de quadrilha e Coreografia) e Bloco III (Figurino e Desenvolvimento do Tema).
O evento terá início no dia 23, com a apresentação das quadrilhas que compõem a Chave A, incluindo as quadrilhas Fofinhas na Roça, Tapuios na Roça, Caipiras na Roça e Fogueira na Roça. A noite encerra com a disputa das quadrilhas da Chave B composta pelas quadrilhas Esperança na Roça (Com. Boa Esperança), Explosão na Roça (Com. Macurany), Camponeses na Roça (Com. Parananema) e Fogo na Roça (Com. Aninga).
No dia 24, acontece a apresentação das quadrilhas que compõem a Chave C. São elas: Filhos de Hippies, Festança na Roça, Flor da Vitória Régia e Discípulos de Shaolin. Em seguida, a apresentação da Chave D, com a disputa da Dança Portuguesa, Magia Country, Os Cowboys, Os Originais do Folclore.
No domingo, dia 25, os pequenos astros da festa irão se apresentar na disputa dos bois mirins, na seguinte ordem: Mineirinho, Estrelinha e Boi Tupi.
O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Parintins, com apoio do Governo do Estado do Amazonas que disponibilizará toda logística para a realização das festividades.