Os bois Caprichoso e Garantido participaram da missa à Nossa Senhora do Carmo para pedir benções ao 56⁰ Festival Folclórico. Celebração que ocorreu ontem, (16), na Igreja Nossa Senhora do Carmo.
A diretoria da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, artistas e demais trabalhadores da entidade folclórica participaram de uma Santa Missa em memória festiva à Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins. A celebração religiosa foi realizada às 12h desta sexta-feira, 16 de junho, na Igreja Matriz.
O momento solene foi para rogar à Virgem do Carmo proteção para mais uma realização do Festival de Parintins, que acontece no dia 30 de junho, 1 e 2 de julho, no Bumbódromo. A missa foi presidida pelo pároco geral da Catedral Dorival Nascimento.
Um dos atos mais marcantes da celebração foi a entrada, onde os integrantes do Garantido conduziram o estandarte do bumbá. Outro momento de relevância foi o ofertório, quando trabalhadores do boi entraram com os cálices, vinho e água, além do estandarte.
De acordo com a primeira diretora financeira do Garantido, Ana Lourdes Miranda, a religiosidade faz parte do Festival de Parintins, e principalmente do Boi Garantido, que nasceu da promessa de seu criador, Lindolfo Monteverde.
“A nossa devoção à Nossa Senhora do Carmo é cantada e decantada nas toadas do nosso boi e nada mais importante que pedir as benções à nossa padroeira para mais uma festa. Que Nossa Senhora do Carmo proteja a todos”, ressaltou a diretora.
Na avaliação do diretor administrativo Adson Silveira, poder participar de uma celebração específica para pedir benções para o bom êxito do Festival é um momento único para os devotos de Nossa Senhora.
“Além de pedir proteção, nós também fomos para agradecer todas benções recebidas, uma vez que os trabalhos para mais esse festival têm sido também de benção”, pontuou Adson.
Para pedir proteção a Deus e a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins, para que seja um festival abençoado, diretores, conselheiros de artes, itens, colaboradores e torcedores do Boi Caprichoso participaram nesta sexta-feira, 16 de junho, de um missa especial, celebrada na Catedral do Carmo. Foi uma manhã de demonstrações de fé e devoção de todos que estavam presente. A celebração iniciou com a procissão de integrantes do bumbá, que levaram o estandarte azul e branco até o altar, seguindo com a missa tradicional.
A emoção tomou conta ao final, quando o padre Dorival Nascimento abençoou os pertences dos fiéis e pediu proteção aos artistas que fazem o Festival de Parintins. O presidente do Conselho de Artes, Ericky Nakanome, falou sobre a importância da participação na missa que antecede o festival.
“O momento é de grande importância. Nós temos duas semanas para executar o projeto e levar para a arena do Bumbódromo. É um projeto grandioso, que obviamente, assim como todo o festival, envolve riscos. São pessoas que estão ali, um número gigante, nas alegorias, cenários, efeitos, fogos, então, a gente se consagra nessa entrega à Deus, pedindo a proteção Dele, para que tudo possa dar certo, para que Ele possa abençoar sempre”, ressalta.
O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, destaca a missa como parte da cultura do festival, pois todo ano os bumbás participam deste momento. Ele enfatiza que neste momento decisivo da temporada, a confiança em Deus é muito importante.
“No festival a gente trabalha com muita gente, são muitas pessoas envolvidas, num projeto grandioso onde as pessoas sobem nas alturas. As alegorias são estruturas gigantescas e a gente precisa ter proteção de Deus, para que não ocorra nenhum incidente, para que tudo aconteça dentro do que foi programado. A gente sabe que o festival é uma coisa muito séria e essa missa ela é importante para que as pessoas depositem a sua fé e peçam proteção de Deus”, finaliza.