A Tarde Alegre Infantil Azul e Branca reuniu novamente a criançada de Parintins neste domingo, dia 11 de junho, no Curral Zeca Xibelão. Famílias inteiras deixam suas casas para brincar de boi-bumbá com o Caprichoso neste projeto social criado há mais de 35 anos para perpetuar a maior expressão cultural do Amazonas entre os pequenos torcedores. A iniciativa é atualmente coordenada pelo Centro de Documentação e Memória (CEDEM Caprichoso).

A edição deste domingo contou com a presença da cunhã-poranga Marciele Albuquerque e da sinhazinha da fazenda Valentina Cid, mulheres que são referência para as crianças que participam da Tarde Alegre, especialmente as que concorrem, durante o evento, na disputa de itens mirins do Boi Caprichoso.

O presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, enfatiza a importância da participação das crianças na brincadeira do boi-bumbá. “É um momento de reavivar esse patrimônio juntamente com as crianças. É uma alegria para todos nós darmos essa oportunidade, através do trabalho do CEDEM, para que as famílias possam se reunir aqui, com os brinquedos, as atividades, as brincadeiras e com a toada de boi-bumbá”, ressalta.

O torcedor Alberto Oliveira, pai dos pequenos Kalel e Ana Maria, explica que incentiva desde cedo o acesso à brincadeira do boi-bumbá. “Meus filhos cresceram aqui na Tarde Alegre. Eu trago eles desde o primeiro ano de idade, desde quando nem sabiam andar, ficavam nos braços. Aqui a gente brinca, se diverte, estabelece memórias lindas e dessa maneira eles vão criando raízes no Curral Zeca Xibelão”, disse.

Joana Ferreira, mãe do pequeno Jonas, uma criança com Síndrome de Down, se emociona ao falar da presença do filho na Tarde Alegre. “É maravilhoso, esse momento é das crianças, para elas se divertirem, dançarem, interagirem com outras pessoas. O Jonas fica esperando a semana inteira para estar aqui, é um lugar onde ele brinca como quiser. O Caprichoso, como sempre, está de parabéns”, frisa.

O coordenador do CEDEM Caprichoso, Diego Omar, destaca o compromisso do bumbá com as famílias de Parintins. “É importante destacar que estamos na quinta edição da temporada e não falhamos em nenhum domingo até aqui. Temos uma responsabilidade com o sócio, com a comunidade, com o próprio Estado e sobretudo com as crianças. A Tarde Alegre trabalha com a democratização da cultura, com o acesso à brincadeira que é um direito fundamental de toda criança, e reúne o povo para um dia de muito alegria aqui conosco”, afirma.

No próximo domingo, durante a Tarde Alegre, ocorre a final do concurso de itens mirins do Boi Caprichoso. O evento inicia às 16h30 no Curral Zeca Xibelão.

Fotos: Pedro Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Conheça nossa Política de Privacidade.