Bumbá de Parintins é um dos finalistas do principal prêmio da música nacional e vai concorrer com Olodum e o Quinteto Violado
O Álbum 2023 “Garantido, Por Toda Vida” está entre os três melhores grupos de música regional do Brasil, ao lado de Olodum e Quiteto Violado e disputa o 30º Prêmio da Música Brasileira. A produção musical foi uma das classificadas na categoria regional.
Os indicados da final foram anunciados na manhã desta terça-feira (25). A premiação vai acontecer no dia 31 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a presença dos maiores nomes da música brasileira. Este ano, a cantora Alcione será a homenageada especial, por toda sua obra e os 50 anos de carreira.
Ao todo, serão premiados artistas solo, grupos e bandas, em 31 categorias. Segundo a coordenação, foram recebidas mais de 10 mil inscrições. A diversidade brasileira acabou estando presente nos indicados, grupo que reúne artistas de 18 estados brasileiros.
Para o coordenador musical do Garantido, Enéas Dias, é com muita felicidade que essa indicação chega neste momento, uma vez que evidencia a importância, que vai muito além do Boi Garantido, vai para o Festival de Parintins, para quem vive do gênero musical toada. Enéas frisa que só a indicação já é uma vitória, já que a toada é um ritmo tão popular no Amazonas, na Amazônia, mas que o Brasil ainda pouco conhece, tanto é que está disputando na categoria regional.
“Nosso Álbum, ele foi feito para isso, para ter esse olhar muito além, profundo daquilo que o Festival expõe, daquilo que os poetas, que a nossa musicalidade propõe, que traz o ‘dois pra lá e dois pra cá’ da tradição. De toadas como a “Turma de Fé”, Festejo Vermelho de Amor”, “Treme Terra”, e traz reflexões em toadas como o “O Futuro Dirá”, falando dos Ianomâmi, da questão atual. Vem exaltando o ritual “Nominação Kaiapó”, o grande líder indígena Raoni e traz “Tuxauas de Abiayala”, uma toada que traz a visão dos próprios indígenas sobre o nome do nosso continente, e principalmente a toada tema “Garantido, Por Toda Vida”, que traz essa voz da vida em todos os segmentos folclóricos, do amor, da paixão, da tradição, mas também questões sociais, culturais, enfim”, afirmou Enéas.
O músico toadeiro destaca ainda que o Álbum “Garantido Por toda Vida” traz essa diversidade cultural, essa visão de mundo que o Garantido tem, que o Festival traz.
“Em questão de produção, de direção musical, a gente fica muito satisfeito porque os arranjos foram pensados e estudados para que houvesse essa amplitude multicultural, essa amplitude de linguagem musical, e eu, acredito que com essa indicação é uma grande vitória, para o nosso ritmo, uma grande vitória para quem vive da toada e principalmente para nosso Boi Garantido”, comemorou Enéas Dias.
O Álbum “Garantido Por Toda Vida”, tem a Produção Executiva: Boi Bumbá Garantido, Produção Artística: Comissão de Artes, Produção Musical: Enéas Dias, Valdenor Filho e Paulinho DÚ Sagrado.
Sobre o prêmio
O Prêmio da Música Brasileira é uma premiação da música popular brasileira. Idealizado em 1987 por José Maurício Machline, a premiação inicialmente era conhecida pelos nomes de seus patrocinadores. Já se chamou Prêmio Sharp, Prêmio Caras e Prêmio TIM de Música, até assumir a denominação atual.
O Prêmio da Música Brasileira tem, de acordo com seus criadores, dois objetivos: premiar a variedade imensa de manifestações musicais do país, incentivando a descoberta de novos talentos, e propiciar encontros produtivos entre as várias tendências da música contemporânea nativa procurando a mais alta qualidade em todas as vertentes da nossa música.
O projeto se destaca desde sua criação pela relevância no contesto cultural. A votação é realizada por um corpo de jurados formado por nomes representativos da diversidade musical, e a eleição do premiado em cada categoria se baseia estritamente no mérito artístico de cada artista ou obra.
Fotos: Divulgação Garantido